RASTILHO E PESTANA

     O rastilho e a pestana, geralmente feitos de osso, deverão ser, inicialmente, modelados até que se ajustem perfeitamente nos seus pontos de encaixe. Depois de modelar e encaixar a pestana ao espaço a ela reservado junto à escala deve-se determinar a distância dos cortes por onde passarão as cordas. Primeiramente, definir a posição dos cortes extremos, tomando o cuidado de não fazer estes cortes muito abertos, pois assim as cordas escaparão da escala, principalmente na execução dos ligados. Em geral, usa-se de 4 a 5mm do extremo da escala. Feito isto, bastará dividir o espaço restante, proporcionalmente, por cinco, para que a distância entre as cordas seja regular. Em um violão novo, parte-se de uma determinada distância entre cordas, geralmente de 8 a 9mm na pestana.
    Delimitado o local dos cortes, deve-se ter o cuidado de fazê-los na profundidade exata, a fim de que a corda solta fique à distância exata do primeiro traste. Se o corte for muito profundo a corda trastejará ao ser tocada e se for muito raso a corda ficará muito distante do primeiro traste, dificultando a execução e prejudicando a afinação do instrumento. A distância perfeita desse rasgo, em relação à escala, deve ser aquela que corresponder à altura do traste utilizado. Nesta etapa surge outro problema. Normalmente, a pestana possui cerca de 5 ou 6mm de espessura e, para que a afinação seja perfeita, a corda deverá ser apoiada apenas no extremo que fica junto à escala, para que possa ser mantida a perfeita distância em relação ao primeiro traste. A solução para este caso é fazer os cortes inclinados, acompanhando a inclinação da palma que é, normalmente, de 12 a 15 graus. Isto também colabora para que a corda não vibre sobre a pestana, evitando ruídos inconvenientes.
   
    A confecção do rastilho é bem mais simples, pois este tem apenas a função de determinar a altura das cordas sobre a escala. Basta lembrar que para se alcançar uma altura de cordas desejada, como por exemplo, 4mm no 12o traste, a altura do rastilho deverá corresponder ao dobro desta distância. Então ele deve ficar a 8mm do nível da escala. Cada milímetro aumentado na altura do rastilho corresponderá a apenas meio milímetro no meio da escala. A altura do rastilho, normalmente, é irregular entre graves e agudos, pois as cordas agudas não necessitam ser tão altas quanto as graves, já que sua espessura é menor. Além disso, ao vibrarem, descrevem uma curva bem menor que as cordas mais graves.